policial

Fortaleza encerra maio com redução de 77% nos crimes violentos contra mulheres; Em todo Ceará, a queda é de 52%

policial 07/06/2023/ 04:30:18
Fortaleza encerra maio com redução de 77% nos crimes violentos contra mulheres; Em todo Ceará, a queda é de 52% Fortaleza fechou o mês de maio deste ano com redução de 77,8% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) contra mulheres, comparado ao mesmo período do ano passado. Foram dois casos neste mês, contra nove, registrados no mesmo período de 2022. Os crimes violentos letais em geral, com vítimas de qualquer identidade de gênero, também reduziram em Fortaleza e em todo o Estado, no mês de maio.

Os dados, que são compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), englobam os crimes homicídio doloso, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio.

A redução dos crimes praticados contra mulheres também foi registrada em todo o Ceará. De acordo com os dados , foram contabilizadas 12 mortes violentas em maio deste ano. A queda é de 52%, já que no mesmo período de 2022, foram registrados 25 casos, no estado.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, destacou a importância que o Governo do Ceará tem dado ao combate à violência contra mulher, além de ressaltar o trabalho integrado que contribuiu significativamente para essa redução.

“O resultado é fruto de investimento do governador do Estado, Elmano de Freitas, juntamente com a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, além do apoio incondicional da senadora Augusta Brito, frente a esse trabalho que vem sendo realizado. São várias mãos em conjunto com o mesmo objetivo e aos poucos estamos colhendo os frutos desse esforço realizado nesta gestão e nestes primeiros cinco meses deste ano”, pontuou ele.

Acumulado do ano
O reforço nas ações de combate à criminalidade também tiveram um resultado positivo em relação aos casos de CVLIs contra mulheres registrados no acumulado dos cinco primeiros meses de 2023. Entre janeiro e maio deste ano, foi registrada uma diminuição de 25% nos casos na Capital e uma queda de 17,4% em todo o Ceará.

Os dados são comparados com o mesmo intervalo de tempo do ano passado. Ao todo, Fortaleza apresentou 21 casos nos cinco primeiros meses deste ano, contra 28 no mesmo período de 2022. Já o Ceará, contabilizou 95 mortes violentas contra esse gênero nos cinco primeiros meses de 2023, enquanto no mesmo período do ano passado, o número foi de 115.

Serviços
Atualmente, a Polícia Civil conta com dez unidades da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), responsáveis por receber denúncias e investigar crimes praticados no âmbito doméstico e familiar. Na Capital, a especializada está instalada na Casa da Mulher Brasileira; e em Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá estão nas Casas da Mulher Cearense.

Existem DDMs em Pacatuba, Caucaia, Maracanaú, Crato, Iguatu e Icó. Dessas, as unidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte funcionam 24h, com projeto em andamento de ampliação para delegacias 24h da DDM de Sobral. Em cidades onde não há unidade especializada da PC-CE, os casos podem ser registrados e investigados pelas delegacias municipais e regionais.




FONTE: https://cearaagora.com.br/fortaleza-encerra-maio-com-reducao-de-77-nos-crimes-violentos-contra-mulheres-em-todo-ceara-a-queda-e-de-52/;
Outras Notícias