regional

Operação do MP “Duo Facta” que afastou o prefeito Marcelo Machado em Crateús, envolve “serviços de publicidade e contração de máquinas pesadas”

regional 17/05/2024/ 07:41:01
Operação do MP “Duo Facta” que afastou o prefeito Marcelo Machado em Crateús, envolve “serviços de publicidade e contração de máquinas pesadas”

O nome “Duo Facta”, em latim, significa dois fatos. Esse foi o nome dado a Operação do Ministério Público Estadual em conjunto com a Polícia Civil desencadeada no município de Crateús nesta quinta-feira (16/5), que afastou o prefeito Marcelo Machado e mais o titular da Secretaria de Infraestrutura, José Airton Felipe Timbó e os representantes das empresas envolvidas pelo prazo de 180 dias.

Os motivos que levaram ao afastamentos do gestor e dos demais envolvidos estão relacionados a duas decisões judiciais relativas a contratações distintas (serviços de publicidade e de locação de máquinas pesadas), feitas pelo município.

De acordo com o Ministério Público Estadual os processos licitatórios avaliados pelo órgão ministerial, “apresentam indícios de fraudes desde o nascedouro, pois se tratam de pregão de Registro de preços genéricos, sem individualização do bem a ser fornecido, indicando apenas o fornecimento de “máquinas pesadas”, sem especificar o tipo de máquina e para qual objeto”, diz o registro do MP.

O órgão acrescenta ainda que mesmo sendo gasto milhões, a prefeitura não tem qualquer controle do registro das máquinas e se quer onde elas operam. Segundo o MP essa empresa ainda era responsável pela “limpeza pública” da cidade, fora do objeto licitado, tendo recebido milhões sem qualquer controle por parte do município”, com o agravante da “limpeza pública” está sendo executada de forma ilegal.

O outro fato que resultou no afastamento do prefeito Marcelo Machado em Crateús, é relacionado a publicidade, o prefeito já havia sido alertado no início de fevereiro deste ano, pelo Ministério Público para a retirada de “outdoors” da cidade que faziam alusão a promoção pessoal, bem como se abster da utilização destes artifícios utilizando recursos públicos.

O conjunto de fatores resultaram no afastamento do prefeito Marcelo Machado em Crateús. Contudo, vale salientar que a operação “Duo Facta” ainda foi realizada em outros três municípios; Fortaleza, Canindé e Caucaia, Outro dado importante que precisa ser salientado é que os processos licitatórios em questão, são referentes aos anos de 2021 e 2022.

Logo após o anúncio do afastamento, o prefeito Marcelo Machado fez uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, nesta quinta, para comentar os desdobramentos da Operação “Duo Facta”. Em determinado momento o gestor chegou a se emocionar. Marcelo aproveitou para fazer um balanço da gestão, lamentado o constrangimento que passou e chamou os opositores para disputar a eleição no “voto a voto”.

“O interior, hoje, tem um prefeito. Aliás, tinha até ontem, mas uma pessoa que se identificou… e deus sabe disso, e a população também. Por que não vai para as urnas? Vamos para as urnas, disputar o voto a voto com respeito. […] Aí o cara atropelar o mandato de um prefeito na reta final do seu mandato com os projetos tudo na rua…”, disse o gestor.

A Câmara Municipal de Crateús foi comunicada do afastamento e deve marcar a data para empossar o vice-prefeito Dr. Nenzé Bezerra, que havia rompido com o prefeito recentemente. O médico e vice-prefeito de Crateús, negou veementemente qualquer tipo de denuncia por parte dele, em relação a operação deflagrada na cidade no dia de hoje e disse que se o prefeito tiver qualquer problema com a Justiça que ele mesmo resolva, já que não tem nenhum envolvimento com denuncias e muito menos participou de movimento político contra o atual prefeito.

É importante destacar que Dr. Nenzé Bezerra, já foi prefeito na cidade, vice-prefeito e é conhecido em toda região dos Sertões de Crateús como um homem probo e de conduta ilibada.


(*) INFORMAÇÕES CEARÁ NOTICIAS

Outras Notícias