regional

Um em cada nove infectados por Covid-19 no Ceará é trabalhador da Saúde

regional 19/06/2020/ 10:45:50
Um em cada nove infectados por Covid-19 no Ceará é trabalhador da Saúde O Estado atingiu, nessa quinta-feira (18), a triste marca de 10 mil profissionais da área contaminados pelo novo coronavírus. No mesmo dia, o Ceará ultrapassou o Rio de Janeiro e é, agora, o 2º do País em casos confirmados.

Cerca de uma em cada nove pessoas que testaram positivo, no Ceará, para a Covid-19 - a doença provocada pelo novo coronavírus - é profissional da Saúde. As informações estão disponíveis na plataforma digital IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e correspondem à última atualização, realizada às 18h38 dessa quinta-feira (18).

A Pasta estadual já identificou 10.194 trabalhadores da área que foram ou estão contaminados pelo novo vírus. Desse total, quase metade é de profissionais da área da enfermagem. Pelo menos 4.498 técnicos, auxiliares ou enfermeiros foram diagnosticados com a virose. Em seguida, a categoria que mais aparece é a de médicos que, segundo a Sesa, já soma 1.164 registros confirmados em todo o Estado.

Agentes comunitários de saúde tiveram confirmação de 677 pessoas de seus quadros contaminadas, recepcionistas de unidades de saúde (419) e agentes de combate a endemias (281) também tiveram altos índices. Do total de infectados, quase 93% já são considerados recuperados pelas autoridades sanitárias, ou seja, já podem voltar às atividades e, inclusive, apresentam anticorpos contra a Covid-19.

Mais da metade dos profissionais da Saúde que contraíram a doença eram residentes de Fortaleza. Ao todo, 5.812 trabalhadores com atuação no epicentro cearense da pandemia foram confirmados com a enfermidade. Em seguida, aparecem os municípios de Sobral, com 495 registros, e Caucaia, com 473.

Auxílio e vítimas

Há exatamente um mês, a Secretaria da Saúde disse que começaria o pagamento de auxílio a profissionais da saúde da rede pública do Estado que fossem diagnosticados com a infecção. O valor pode ser requerido pelo trabalhador que foi afastado das atividades por até 30 dias ou pela família de um funcionário que morreu em decorrência da Covid-19.

Conforme a Sesa, o valor é repassado pelo Fundo Estadual de Saúde (Fundes) e varia de acordo com a profissão exercida no serviço público, indo de técnico com nível de escolaridade no Ensino Médio a médico. Em caso de falecimento pela doença, a Secretaria afirma que poderão ser pagos 10 salários mínimos à família, cônjuge, dependentes ou pais do profissional vítima.

Desde o início da pandemia no Ceará, conforme o IntegraSUS, 21 trabalhadores da Saúde já morreram em decorrência do novo coronavírus. Segundo o último balanço, as vítimas foram sete médicos, sete técnicos ou auxiliares de enfermagem, três enfermeiros, um profissional da biotecnologia, um condutor de ambulância, um agente de saúde pública e um cirurgião-dentista. A maioria das vítimas, 12 do total, tinha idade superior a 60 anos, ou seja, estava no grupo de risco da doença.

Segundo do País

De toda a população cearense, a Sesa já somou, até essa quinta-feira (18), 88.132 confirmações da Covid-19 no Estado. Com esse número, o Ceará ultrapassou o Rio de Janeiro - que já contabilizou 87.317 registros - e é o segundo do País com o maior número de casos da doença, ficando atrás apenas de São Paulo, primeiro absoluto, com 192.628 pessoas infectadas.

Já com relação ao número de mortes provocadas pela enfermidade, a Sesa acrescentou 86 novos óbitos ao IntegraSUS, ontem. Desta forma, o Ceará já teve 5.393 falecimentos em razão da Covid-19 desde que o vírus passou a se disseminar no território. A Pasta investiga outros 597 casos fatais suspeitos. A taxa de letalidade no Estado (que divide o número de óbitos por casos confirmados) está em 6,1%.

Enquanto isso, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro já contabilizou 8.412 falecimentos por Covid-19, 274 só nas últimas 24 horas. A taxa de letalidade no estado do sudeste é de 9,6%.


FONTE: Um em cada nove infectados por Covid-19 no Ceará é trabalhador da Saúde;
Outras Notícias