politica

PT quer filiar outros 10 prefeitos e assumir hegemonia de prefeituras no Ceará antes de 2024

politica 12/12/2023/ 10:02:06
PT quer filiar outros 10 prefeitos e assumir hegemonia de prefeituras no Ceará antes de 2024 O Partido dos Trabalhadores pode chegar a 2024 como o partido com o maior número de prefeituras no Ceará — um número que a sigla pretende que seja ampliado após as eleições municipais do próximo ano.

O novo cenário é resultado do crescente número de filiações de prefeitos ao PT — que ganhou força após a legenda eleger o presidente Lula (PT) e o governador Elmano de Freitas (PT) — somado a uma debandada dos gestores municipais do PDT, até então a legenda com o maior número de prefeituras no Estado. 

No próximo sábado (16), serão, pelo menos, 8 novos prefeitos que chegam ao PT em grande evento de filiação que deve marcar também a entrada do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão. O número de adesões, no entanto, pode ser maior, chegando a 10 novos gestores municipais petistas. 

Com isso, o partido chega às 40 prefeituras comandadas por petistas — atualmente, são 32. Foram confirmados os prefeitos Professor Marcelão (de São Gonçalo do Amarante), Ítalo Brito Alencar (de Nova Olinda), Laís Nunes (de Icó) e Zé Dival (de Itatira). 

Outros seis estão em negociação e precisam ter pedido de filiação referendado na reunião da Executiva estadual nesta quinta-feira (14) para participarem da solenidade de filiação no sábado. 

Líder do PT na Assembleia Legislativa, De Assis Diniz citou os gestores de Uruoca, Kennedy Aquino, e de Granja, Anibal Filho como gestores que o PT também estará "recepcionando" em suas fileiras. 

NOVOS PETISTAS

Outros gestores municipais haviam anunciado a filiação ao PT ao longo de 2023. A última delas foi a prefeita de Jati, Mônica Mariano. Eleita pelo PSD em 2020, ela anunciou a filiação ao PT em agosto deste ano.

Também desembarcaram na sigla os prefeitos de Amontada, Flávio Filho (eleito pelo PTB), e de Cascavel, Tiago Ribeiro (eleito pelo Cidadania). 

A solenidade de filiação deste sábado deve contar com uma presença maior de prefeitos desembarcando na sigla, já que a previsão é de 8 a 10 gestores municipais filiados. 

O último evento com volume parecido de filiações ocorreu em janeiro 2022, quando o PT filiou 12 prefeitos egressos de siglas como PDT, PSB, PCdoB, Psol e Republicanos. Deste, apenas o prefeito Francisco das Chagas Mendes, conhecido como Meu Deus, acabou saindo da sigla para se filiar ao PSB

Prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo foi eleito em 2020 pelo PDT e retornou aos quadros do PT em 2022 durante o período pré-eleitoral. "Concorri em 2020 pelo PDT por força de uma questão local aqui em Milagres, em concordância com o próprio PT, e, logo que pude retornei ao partido", ressalta.

Ele explica que percebe o movimento de colegas prefeitos "buscando essa migração" para o Partido dos Trabalhadores. "Principalmente devido à boa relação com o ministro (da Educação) Camilo Santana", destaca, citando especificamente a importância da liderança do ex-governador no Cariri. 

O prefeito ressalta que o retorno do PT ao governo é uma "nova oportunidade" dada ao partido. "É hora da gente atualizar, evoluir dentro de uma perspectiva de política nova, diferenciada. E no Cariri a gente tem que fortalecer o partido, de maneira sólida, ser visto aqui como uma unidade regional", aponta.

'O PT JÁ É HOJE O MAIOR PARTIDO'

A debandada de prefeitos do PDT pode ser formalizada ainda na próxima semana. Pelo menos, 43 gestores informaram que devem sair da sigla pedetista após divergência com a ala comandada pelo presidente nacional interino do PDT, deputado federal André Figueiredo (PDT), e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). 

O senador Cid Gomes (PDT), que lidera o grupo que está de saída do PDT, pretende definir a nova agremiação em reunião na próxima segunda-feira (18). A meta do senador é que todo o grupo desembarque junto em uma única sigla — além dos gestores municipais, 20 parlamentares (entre titulares e em exercício) pediram carta de anuência para desfiliação. 



(*) INFORMAÇÕES DIÁRIO DO NORDESTE

Outras Notícias