destaques

Frente fria e baixa pressão provocam chuva forte no Sul

destaques 13/04/2023/ 09:17:57
Frente fria e baixa pressão provocam chuva forte no Sul Nebulosidade sobre o Brasil

As nuvens carregadas de uma nova frente fria se espalham sobre o Rio Grande do Sul e provocam fortes pancadas de chuva. No decorrer desta quinta-feira, esta frente fria avança em direção ao Paraná e a São Paulo. A passagem desta frente fria e a presença de uma baixa pressão atmosférica entre o Sul do Brasil e o Paraguai vão estimular a ocorrência de chuva em todos os estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo.

O ar quente úmido que predomina sobre o país facilita o crescimento de nuvens carregadas sobre o Norte, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. Mas nesta quinta-feira, uma massa de ar seco ganha força sobre o Nordeste e reduz a chuva. Mesmo assim, a zona de convergência intertropical continua espalhando nuvens de chuva sobre a costa norte do país.

Previsão do tempo para o Brasil para 13/04/2023 - quinta-feira


Região Sul

A passagem desta frente fria e a presença de uma baixa pressão atmosférica entre o Sul do Brasil e o Paraguai aumentam a nebulosidade e as condições para chuva em todos os estados da Região Sul. No Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul (áreas próximas de Santa Catarina), as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite. As outras áreas gaúchas ficam com muitas nuvens e chuva desde cedo. Pode chover forte em todo o Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Tem risco de granizo no oeste paranaense.
Temperatura em queda no Rio Grande do Sul, depois de dias muito quentes.


Região Sudeste

O ar úmido e quente predomina sobre a Região Sudeste e facilita a formação de nuvens carregadas em praticamente toda a Região. Pancadas de chuva e raios ocorrem à tarde e à noite, com risco de chuva moderada a forte em áreas de São Paulo, Rio De Janeiro e Minas Gerais. O sol predomina e não chove apenas no extremo norte de Minas Gerais, na divisa com a Bahia. Apesar da presença de nuvens desde cedo, o sol aparece forte e faz calor em todos os estado.


Região Centro-Oeste

O ar úmido e quente predomina sobre o Centro-Oeste e facilita o crescimento de nuvens carregadas. Mas nesta quinta-feira, a presença de uma áreas de baixa pressão atmosférica entre o Sul do Brasil e o Paraguai aumentam o risco de chuva forte em Mato Grosso do Sul. A fronteira com o Paraguai fica em alerta para queda de granizo. Todo o Centro-Oeste tem outro dia abafado, com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite.


Região Nordeste

Uma alta pressão atmosférica avança sobre o Nordeste reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva em muitas áreas da Região. Depois de muita chuva, sol predomina o dia todo nesta quinta-feira no interior da Bahia, no sertão de Sergipe e de Alagoas, no sertão de Pernambuco e da Paraíba e no centro e sul do Piauí. O Maranhão, o norte do Piauí e do Ceará continuam tendo pancadas de chuva frequentes, que podem ser moderadas a fortes. No Rio Grande do Norte e na faixa litorânea entre o sul da Bahia e Natal, faz sol e ocorrem pancadas de chuva.


Região Norte

Áreas de instabilidade continuam crescendo sobre a Região Norte do Brasil, mas com menos intensidade do que no começo da semana. As pancadas de chuva continuam frequentes em todos os estados intercaladas com períodos de sol. A chuva mais volumosa é esperada para o norte do Pará e no Amapá.

Alertas meteorológicos para 13/04/2023 - quinta-feira


Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, São Luís, Fortaleza, Belém, Macapá e Boa Vista.

Alerta para temporais no norte do Pará, no Amapá, no sul, centro e leste de Goiás, no Distrito Federal, no sudoeste/sul de Mato Grosso do Sul, no oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina, oeste, centro, litoral central e Grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

Atenção para o risco de chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte no de São Paulo, no Vale do Paraíba e Mantiqueira (SP), no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira e Grande Belo Horizonte, no oeste e norte de Goiás, em Mato Grosso do Sul (exceto na fronteira com o Paraguai, em Mato Grosso (exceto na faixa noroeste do estado, entre a fronteira com a Bolívia e a divisa como Amazonas, no norte do Amazonas, no Pará (exceto no norte e sudeste do estado), em Roraima e no oeste do Acre

https://www.climatempo.com.br/noticia/2023/04/13/frente-fria-e-baixa-pressao-provocam-chuva-forte-no-sul-0081;
Outras Notícias