destaques

Enem: confira possíveis temas e dicas para uma boa redação

destaques 10/11/2022/ 08:11:15
Enem: confira possíveis temas e dicas para uma boa redação Neste domingo (13/11) acontece a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. Nesse primeiro dia, os candidatos farão as provas de língua portuguesa e língua estrangeira, ciências humanas e redação.

A produção textual, porém, é uma avaliação temida por parte dos inscritos no exame, que todos os anos travam uma luta em busca de qual será o tema exigido pelos idealizadores da prova. Com vasta experiência na área, a professora de português Janaína Silva traz algumas dicas de como fazer um bom texto.

“É fundamental ter repertório, tese, problemas, que depois vão dar origem aos argumentos. Também é importante trazer as causas e as consequências da permanência do problema. Isso tem que ter quando se fala em introdução”, pontuou.

Um ponto chave que pode ser usado em qualquer temática é a Constituição Brasileira, que aborda os direitos e deveres dos cidadãos. Para o desenvolvimento, uma boa estratégia é trazer no texto intervenções governamentais.

“Pode criticar o governo? Pode porque você tem um paralelo: existe a Constituição, mas ainda existe problemas sociais no Brasil, então é problema do governo independente de quem esteja no governo”, explica.

Para iniciar uma boa conclusão é preciso se atentar ao conectivo. É importante também resgatar as perguntas feitas na intervenção: Quem? Como? Por que? Qual a finalidade? Já na posição de agente interventor, pode ser citado algum ministério. Para finalizar, é interessante deixar seu texto estruturado como um circuito. Ou seja, ligando a introdução com a conclusão do texto.

Confira possíveis temas da redação do Enem 2022



Desafio para melhorar o precário saneamento básico brasileiro
Consequências da ocupação urbana desordenada
A importância da representatividade na publicidade
A valorização do esporte feminino no Brasil
A população em situação de rua


As provas ocorrerão nos dias 13 e 20 de novembro. Os portões abrirão às 12h e a partir das 13h não será permitida a entrada de mais nenhum inscrito. As avaliações terão início às 13h30 e terminarão às 19h e 18h30 no primeiro e segundo dia, respectivamente.

Nas ocasiões será necessária a apresentação de um documento oficial com foto, álcool em gel, caneta esferográfica preta com material transparente e cartão de confirmação. Os candidatos que desejarem levar o Caderno de Questões para casa terão que aguardar até os últimos 30 minutos.






FONTE: https://anoticiadoceara.com.br/noticia/enem-confira-possiveis-temas-e-dicas-para-uma-boa-redacao/;
Outras Notícias