politica

Primeira pesquisa para o governo do Ceará é divulgada. Confira os números

politica 03/05/2022/ 08:28:19
Primeira pesquisa para o governo do Ceará é divulgada. Confira os números A primeira pesquisa de intenção de votos para o Governo do Ceará foi divulgada. A análise foi feita pelo Instituto Invox Brasil a pedido do Portal Terra da Luz em abril de 2022. 1.602 questionários foram aplicados em Fortaleza e em outros 57 municípios cearenses. Analisando os seis atuais pré-candidatos e o quadro atual, 4 cenários diferentes foram apresentados ao eleitorado.

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, o pré-candidato Roberto Claudio (PDT), aparece com 39% dos votos. Capitão Wagner (União Brasil) tem 37% e Adelita Monteiro (Psol) 5 %. Brancos e Nulos somam 12 % e Não Sabe/Não Respondeu 7%.

No segundo cenário, mudando o candidato da ala governista, quem aparece em primeiro lugar é o pré-candidato Capitão Wagner (União Brasil), que tem 45% dos votos. O deputado federal Mauro Filho (PDT) tem 23% e Adelita Monteiro (Psol) 8%. Brancos e Nulos somam 16% e Não Sabe/Não Respondeu somam 8%.

Considerando que o candidato da ala governista será a governadora Izolda Cela (PDT), o pré-candidato Capitão Wagner (União Brasil), permanece em primeiro lugar com 48% dos votos. Izolda Cela tem 23% e Adelita Monteiro (Psol) 10%. Brancos e Nulos somam 13% e Não Sabe/Não Respondeu 6%.

Na quarta projeção, considerando que candidato da ala governista será o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), o pré-candidato Capitão Wagner (União Brasil), também venceria a eleição com 51% dos votos. Evandro Leitão tem 13% e Adelita Monteiro (Psol) 12%. Brancos e Nulos somam 18% e Não Sabe/Não Respondeu 6%.

A pesquisa foi encomendada pela Platinum Comunicação, empresa detentora do Portal Terra da Luz e registrada no TSE com o número CE-09324/2022. 1602 eleitores em 58 municípios, incluindo Fortaleza foram ouvidos entre os dias 22 e 25 de abril. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,45 pontos percentuais para mais ou para menos.

Análise

Considerando os quatro cenários propostos pela pesquisa, o único candidato da ala governista em condições de derrotar o oposicionista Capitão Wagner é o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. E ainda assim, é preciso levar em consideração que neste momento, caso a eleição fosse hoje, não seria uma disputa fácil.

Já os demais candidatos governistas, segundo a pesquisa atual, não teriam chances contra o oposicionista Capitão Wagner, que mesmo levando em consideração a margem de erro, estão distantes da pontuação alcançada pelo pré-candidado do União Brasil, que chega a ter até mais do que o dobro da quantidade de votos.







Com informações do Portal "O Intrigante"
Outras Notícias