Medicamento é utilizado apenas com indicação médica(foto: Reprodução)

Roacutan afina o nariz? Especialistas fazem alerta após suposto efeito viralizar no TikTok

Não é incomum ver remédios sendo divulgados nas redes sociais como soluções milagrosas. Contudo, uma dessas falsas informações deixou especialistas em alerta recentemente. Isso porque o medicamento Roacutan, utilizado no combate a acnes severas, viralizou no TikTok como método para "afinar o nariz". Preocupada, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) precisou emitir uma nota desmentindo efeito.

O assunto surgiu na rede social, voltada para a produção de pequenos vídeos, quando alguns usuários começaram a divulgar imagens que mostravam um suposto afinamento do nariz após uso do remédio. Relatos desse tipo foram dados por meio das hashtags #roacutancheck e #roacutanchallenge, que ultrapassaram a marca de 29 milhões de visualizações.

No Google Trends, sistema que analisa as pesquisas mais feitas na plataforma, o tema "Roacutan afina o nariz" apresentou um disparo repentino de quase 100% entre os dias 5 a 11 deste mês no Brasil. Ou seja, embora ainda incompleto, dado mostra que o interesse pela informação cresceu no País.

A grande repercussão em torno do assunto preocupou a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), levando o órgão a publicar uma nota na última semana. Em documento, a instituição esclarece que a substância isotretinoína, principio ativo do remédio, não aparece em estudo algum da comunidade científica, assim como em estudos clínicos, como sendo capaz de remodelar o nariz.

Documento ainda destaca que somente em caso de o paciente ter uma condição denominada como rinofima (hipertrofia das glândulas sebáceas) é que pode haver um aumento visível do nariz. Nesse caso, a isotretinoína pode ser utilizada para diminuir o órgão, fazendo com que ele retorne ao tamanho normal.

"De modo geral, nos casos de acne ou de outras manifestações dermatológicas, a SBD reitera que não há nenhum tipo de redução ou afinamento do nariz após o uso do produto, sobretudo em pacientes que não apresentam rinofima", destaca órgão (veja nota na íntegra ao fim do texto).

Em entrevista aos jornalistas Jocélio Leal e Rachel Gomes, na rádio O POVO CBN, o médico dermatologista Heitor Gonçalves, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alertou para os riscos do uso do remédio. "Eu lido há 31 anos com esse medicamento e ele traz uma série de riscos, como lesão hepática, trombose, danos no sistema nervoso, alterações endócrinas e musculares...", exemplifica o especialista, lembrando que a substância só pode ser prescrita por médicos com cadastro especial na vigilância sanitária.

Afinamento é ilusão estética

Tiago Sampaio, professor do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que a isotretinoína é uma substância análoga à vitamina A, sendo utilizada principalmente no combate à acne severa. Segundo o docente, o principio reduz a produção de óleo na pele e tem o efeito de quebrar a queratina que está presente nela, para "favorecer sua cicatrização".

Ou seja, a pele do paciente passa por uma espécie de reconstrução, e é justamente nesse período que ele pode achar que suas feições foram remodeladas. "O individuo tem a falsa impressão de que as feições estão mais finas, que os lábios podem ficar mais finos, nariz mais fino", destaca o professor.

De acordo com Guilherme de Medeiros, dermatologista vinculado à Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Ceará (SBD-CE), essa impressão também é dada devido à substância agir nas glândulas sebáceas, diminuindo a oleosidade da pele e retirando os 'comedões', como são chamados os temidos cravos.

Todo esse processo acaba melhorando a qualidade da pele e leva o paciente a notar uma melhora estética do nariz, mas tudo não passa de um efeito visual. O profissional cita ainda que pode haver casos de pessoas que fazem rinoplastia, procedimento que afina o nariz, serem analisadas para usar a isotretinoína e ter um beneficio estético maior.

Seja sobre problemas como acne ou incômodo com o tamanho do nariz, o dermatologista faz um alerta também para que as pessoas procurem um profissional e avaliem se o caso realmente precisa de uma solução mais "drástica". Isso porque muitos indivíduos podem acabar tendo uma visão "deturpada" de sua própria imagem e recorrer a ações que colocam sua saúde em risco.

"A orientação que fica a qualquer tipo de dúvida em relação ao nariz, se tiver algum problema em relação à oleosidade, qualquer dúvida, tem que fazer uma orientação médica. Se você fizer uso do medicamento sem orientação, você pode ter os efeitos colaterais sem resolver o problema sequer. O principal é procurar o especialista pra tirar a dúvida, saber se esse é o problema e qual o cuidado que deve ser tomado", pontua o especialista.
Efeitos colaterais e o alerta sobre uso

Se o fato do afinamento provocado pela substância não passar de uma ilusão ainda não lhe convenceu, fique sabendo que a compra do Roacutan e os efeitos colaterais dele não são tão simples como parecem ser nos vídeos do TikTok. Isso porque o remédio tem uma prescrição mais complexa, sendo indicado apenas depois de uma série de exames. Além disso, seu uso precisa ter acompanhamento médico.

Conforme Guilherme, para saber se o indivíduo pode fazer o tratamento contra acne utilizando o remédio é necessário que ele faça exames de sangue, que seja analisado se ele tem problemas no fígado, se toma algum outro tipo de remédio, entre outros. Tudo porque o medicamento tem um efeito forte sobre o organismo, sendo extremamente necessária uma avaliação profissional antes e durante o uso.








FONTE: JORNAL O POVO - https://www.opovo.com.br/noticias/saude/2021/09/13/roacutan-afina-o-nariz-especialistas-fazem-alerta-apos-suposto-efeito-viralizar-no-tiktok.html

Outras Notícias

Morte de adolescente em São Bernardo, na Grande SP, não tem relação causal com vacina contra Covid-19, diz Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou na noite desta segunda-feira (20) que não existe rela...

Veja o que abre e o que fecha no Ceará durante o lockdown a partir deste sábado (13)

A partir do próximo sábado (13), todo o Ceará entrará em lockdown devido ao agravamento da Covid-19. A medida vale at...

Ceará registra mais de 400 mortes por Covid-19

O Ceará registra um total de 403 mortes por Covid-19, segundo dados divulgados por meio da plataforma IntegraSUS, da ...