destaques

Laboratório de Inovação do Governo do Ceará vence premiação nacional de inovação no setor público em 8 categorias

destaques 08/07/2021/ 10:47:26
Laboratório de Inovação do Governo do Ceará vence premiação nacional de inovação no setor público em 8 categorias Com o trabalho voltado para fomentar a cultura de inovação no setor público, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará venceu, na terça-feira (06/07), 8 categorias do Prêmio Labutantes. A iniciativa é da rede Conexão Inovação Pública RJ com a proposta de reconhecer e mapear o trabalho de laboratórios, organizações e redes que promovem ações relacionadas à inovação no setor público brasileiro.

Conforme destaca a coordenadora-geral do Íris, Jessika Moreira, a premiação reforça a importância do trabalho dos laboratórios e da inovação no serviço público. “O laboratório vai além de um espaço de experimentação, ele vibra uma nova cultura e maneiras de pensar e resolver problemas públicos. Todas as iniciativas e projetos do Íris têm as pessoas, cidadãs e cidadãos, como centro do processo. É assim que a gente entrega valor público. A abordagem é humano digital. Esse prêmio é do Ceará, da equipe do Íris, um time incrível, dos nossos parceiros e, especialmente, de cada cidadã e cidadão cearense”

O Íris venceu as seguintes categorias: Laboratório de Inovação do Ano, da Região Nordeste, do Governo Estadual e do Poder Executivo; e Equipe Destaque em Linguagem Simples, Direito Visual, Transformação Digital e Gamificação. A escolha dos vencedores foi feita através de votação entre os participantes inscritos na mesma categoria e o vencedor foi o que recebeu o maior número de votos.

Conheça mais sobre algumas das iniciativas inscritas no Prêmio

Programa Linguagem Simples Ceará
Desenvolvido e implementado pelo Íris, tem a proposta de disseminar o uso de uma nova cultura de linguagem, mais clara e simples, no setor público, para melhorar a comunicação com cidadãs e cidadãos. O programa é pioneiro no Nordeste.

A atuação dele é dividida em três eixos, são eles: Facilitar, que trabalha a simplificação de informações públicas em produtos digitais do governo (sites, chatbots, aplicativos); Formar, que capacita servidores na técnica da Linguagem Simples e fomenta diretrizes para uma cultura de linguagem inovadora no setor público; e Engajar, com atuação em rede para promover a adesão do setor público estadual ao movimento da Linguagem Simples.

Direito Visual
O Íris capacita e aplica o Direto Visual, técnica para tornar mais eficaz a comunicação jurídica com cidadãs e cidadãos. Um dos projetos realizados na área foi em cooperação com a Procuradoria Geral do Estado do Ceará (PGE-CE). A técnica foi adotada no novo modelo de notificação de dívida ativa do órgão e no Projeto Lei Mais Simples, a partir do uso de palavras e elementos visuais que melhoram a transmissão da informação para a população.

Transformação Digital
A área tem como foco a experiência do usuário com serviços digitais do governo. O Íris acelera e desenvolve projetos e ferramentas focadas na transformação digital inclusiva e acessível.

Entre os projetos está o Ceará App, aplicativo único de serviços do Governo do Ceará com mais de 90 mil acessos por mês. A solução reúne mais de 70 serviços do governo com o objetivo de integrar e, ainda, agregar valor na experiência do cidadão para gerar economia, credibilidade e confiança na relação com o governo.

Através do aplicativo, é possível acessar serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e de outros órgãos e secretarias do estado.

A cerimônia de premiação está disponível no canal Conexão Inovação Pública RJ no Youtube. Confira: http://bit.ly/labutantes2021


FONTE: GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
Outras Notícias