destaques

Hospital Universitário da UFC receberá pacientes de Manaus com Covid-19, diz Governo Federal

destaques 15/01/2021/ 11:22:52
Hospital Universitário da UFC receberá pacientes de Manaus com Covid-19, diz Governo Federal Pacientes com Covid-19 de Manaus serão transferidos para Fortaleza e outras cidades do país, devido ao colapso do sistema de saúde amazonense. O Hospital Universitário Walter Cantídio (Huwc), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, foi uma das nove unidades de saúde listadas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para receber os pacientes com Covid-19 oriundos de Manaus, onde a falta de oxigênio em hospitais agravou a crise sanitária no Estado. No total, quatro pacientes devem ser atendidos no local.

Em nota, o Huwc declarou que "apresenta condições de receber quatro pacientes, dois masculinos e dois femininos, em enfermarias preparadas para pacientes em isolamento". A unidade disse ainda que a articulação sobre a vinda deles e o contato com as secretarias de saúde, tanto municipal como estadual, é de competência do Ministério da Saúde.

O Sistema Verdes Mares solicitou mais informações ao Ministério da Saúde e aguarda retorno da Pasta federal.

Na quinta, a Ebserh encaminhou um ofício ao Ministério disponibilizando, aproximadamente, 150 leitos exclusivos para o atendimento aos infectados, somando os nove estabelecimentos, sendo 22 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e os demais de enfermaria.

Além do Ceará, foram disponibilizados hospitais federais do Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Brasília e Goiânia. “A expectativa é receber os pacientes nos próximos dias para tratamento em leitos de enfermaria e UTI”, afirma a Ebserh.

Colaboração
A logística de transferências deve envolver voos de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). A medida foi adotada numa tentativa de se evitar a morte ou o agravamento do estado de saúde de pessoas com Covid-19, bem como reduzir o consumo de oxigênio nos hospitais de Manaus.

Ontem, o governador do Ceará, Camilo Santana, informou pelas redes sociais ter conversado com o governador do Amazonas, Wilson Lima, e disponibilizado apoio. “Colocamos o Ceará à disposição para ajudar, inclusive quanto à questão da falta de oxigênio para atender a pacientes com Covid-19 em estado grave”, disse.


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE - https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/hospital-universitario-da-ufc-recebera-pacientes-de-manaus-com-covid-19-diz-governo-federal-1.3033698
Outras Notícias