Novo Oriente se destaca com uma das 10 melhores notas do Brasil na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)
Maria Eduarda de Oliveira Silva, de 14 anos, foi medalhista de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Ela foi convidada para participar pessoalmente da solenidade de premiação em Brasília, por ter se classificado como uma das 10 melhores estudantes de todo o Brasil.
Somente 10 alunos foram convidados para participar da cerimônia e Maria Eduarda foi um deles, sendo premiada com uma medalha de ouro. Ela é estudante do 8ª ano da Escola de Ensino Integral Eufrasino Neto, no município de Novo Oriente. Ela afirma que a experiência foi uma das melhores sensações de sua vida: “Ficará marcado na minha memória, o fato de sair de um Estado para outro, para a recepção de um prêmio olímpico, é magnífico. Me senti muito bem também pelo fato do apoio com que pude contar, da escola e da minha família. Tive muito incentivo, tanto quanto na questão de fazer a prova, quanto na de enfrentar o desafio de ir a outro lugar, com outras pessoas, e representar com grande responsabilidade, meu município”, confessa a estudante.
Novo Oriente teve 246 medalhistas, sendo 106 da Escola Eufrasino Neto, instituição onde a aluna estuda. De acordo com a Diretora da Escola, Josy Alves, os alunos são ensinados e preparados para ano letivo e competições acadêmicas desde o primeiro dia de aula. Além do Plano de Ensino Educacional existem projetos e espaços que preparam e auxiliam os estudantes para as olimpíadas científicas, como o projeto “Preparando Campeões” e a Giroteca.
O Projeto Preparando Campeões é de autoria da escola e consiste em ofertar cursos e aulas extras voltadas para as competições, já a Giroteca é uma biblioteca móvel que tem como objetivo promover a leitura e o desenvolvimento social e educacional. Segundo a Diretora, a Giroteca tem um papel importante na preparação para essas provas: “Os alunos estudavam e revisavam os conteúdos temas da prova na Giroteca. Eles também usaram o espaço para fazer a prova, eles fizeram a prova nos tablets que ficam lá”, declara Josy.
O ensino educacional do município conta com um trabalho coordenado, efetivo e participativo entre os diversos agentes, entre eles está a Coordenadoria Pedagógica. Assim destaca Jayane Machado, Coordenadora de Ciências da Natureza do 6º ao 9º. “A função da Coordenadoria Pedagógica é dar apoio e orientar os professores, eles são a linha de frente, a principal fonte de ensino dos alunos. Nossa função é motivar e estimular a participação das escolas, pois, apesar da participação não ser obrigatória, todas as escolas de Novo Oriente que estavam habilitadas a participar, participaram”, afirma.
O Ensino Educacional do Município de Novo Oriente segue crescendo e se aprimorando, seja dando a liberdade para professores e profissionais da educação criarem novos projetos de ensino ou trazendo ferramentas que aprimorem a qualidade do aprendizado. Algo que a Secretária de Educação, Cristiane Coutinho, garante: “A educação dos novorientenses é e sempre será uma prioridade. Nós asseguramos a qualidade da educação básica, mas não ficamos só nisso, ao trazer novos e mais tecnológicos equipamentos afirmamos o compromisso de ter um ensino cada vez mais avançado”.