Brasil registra quase 5 mil tentativas de golpes via apps e ligações por hora
Nos últimos 12 meses, o Brasil registrou uma média de 4.678 tentativas de golpe por hora, realizadas via aplicativos de mensagens ou ligações telefônicas. Os dados são da pesquisa conduzida pelo Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Esses golpes utilizam uma comunicação fraudulenta, onde o criminoso finge ser um funcionário de uma empresa, tentando persuadir a vítima a realizar compras ou transferir dinheiro. Um destaque da pesquisa revela que, entre esses casos, 4.504 tentativas envolviam especificamente a transferência de valores ou emissão de boletos falsos.
Em muitas dessas fraudes, o golpista se faz passar por um representante bancário, solicitando a confirmação de uma compra ou transferência de alto valor, induzindo a vítima a fornecer informações da conta que resultam no roubo de dinheiro.
Ao todo foram 2.508 entrevistados em todas as regiões do país entre os dias 11 e 17 de junho. Para estimar o número total de casos, os pesquisadores consideraram a proporção de pessoas que relataram ter sido vítimas de cada tipo de golpe no último ano, cruzando esses dados com o tamanho da população nacional.
O levantamento, que possui uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, também revelou que outros golpes relacionados a tecnologias de pagamento foram registrados. Entre eles, 4.633 casos envolveram suspeitas de preços de produtos na internet abaixo do valor de mercado e 2.506 pessoas pagaram por produtos que nunca foram entregues.
Além disso, 1.979 pessoas relataram ter sido vítimas de golpes envolvendo pagamento via Pix ou boletos falsos, enquanto 1.226 sofreram fraudes em cartões de crédito. O estudo também prevê que cerca de 1.220 casos por hora envolvem golpes financeiros através de publicidade digital.
(*) INFORMAÇÕES REDE ANC