Nacional

Estudantes começam a receber primeira parcela do Programa Pé-de-Meia; Programa vai beneficiar 185 mil jovens cearenses

Nacional 26/03/2024/ 12:46:48
Estudantes começam a receber primeira parcela do Programa Pé-de-Meia; Programa vai beneficiar 185 mil jovens cearenses

O Ministério da Educação vai liberar o primeiro pagamento do Incentivo-Matrícula do programa Pé-de-Meia. O valor começa a ser depositado para os estudantes do ensino médio elegíveis a partir desta terça-feira, dia 26 de março. O programa vai beneficiar 185 mil jovens cearenses, com investimento de R$ 534,9 milhões.

O cronograma de pagamento é feito de acordo com o mês de nascimento do aluno. Nesta terça o benefício vai estar disponível para os estudantes nascidos em janeiro e fevereiro.

+Veja o cronograma de pagamento:

  • 26 de março: estudantes nascidos em janeiro e fevereiro;
  • 27 de março: estudantes nascidos em março e abril;
  • 28 de março: estudantes nascidos em maio e junho;
  • 1º de abril: estudantes nascidos em julho e agosto;
  • 2 de abril: estudantes nascidos em setembro e outubro;
  • 3 de abril: estudantes nascidos em novembro e dezembro.

O principal objetivo do programa é combater a evasão escolar no ensino médio e diminuir a desigualdade no acesso à universidade e ao mercado de trabalho. Para isso, o governo irá formar uma poupança, o “pé-de-meia”, de até R$ 9,2 mil para os estudantes que concluírem seus estudos. Segundo o MEC, a expectativa é que o programa atenda cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Para receber o valor, as informações dos participantes precisam estar consolidadas e enviadas pelas redes de ensino. Segundo o MEC, o pagamento do incentivo financeiro-educacional do programa será feito conforme o mês de nascimento dos alunos, em contas digitais que serão abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal em seus nomes.

O valor será depositado na conta do Caixa Tem. Para estudantes menores de 18 anos, o responsável legal precisa autorizar o estudante a movimentar a conta. Esse consentimento poderá ser feito em uma agência bancária da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem. Se o aluno tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido.


(*) INFORMAÇÕES CEARÁ AGORA

Outras Notícias