destaques

Nova onda de calor pode aumentar temperatura no Ceará em até 5°C

destaques 12/12/2023/ 14:19:42
Nova onda de calor pode aumentar temperatura no Ceará em até 5°C

As temperaturas no Ceará devem aumentar em até 5ºC durante a nova onda de calor, que começa nesta terça-feira, 12, e se estende até o dia 20 de dezembro. As informações do Climatempo apontam que as temperaturas acima da média devem ser registradas na região do Cariri, parte do Sertão do Inhamuns e Centro-Sul do Estado. A alta pode variar de 3 °C a 5 °C graus mais quente.

O alerta do fenômeno também foi emitido pela Defesa Civil do Ceará nesta terça-feira, 12, por meio das redes sociais. Esta é a quinta onda de calor consecutiva no País, onde o fenômeno já foi registrado durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

Conforme o Climatempo, a onda de calor é caracterizada por uma sequência de dias ou até semanas em que as temperaturas em uma região, relativamente ampla, ficam muito acima da média que seria normal para uma determinada época — em torno de 5°C ou mais acima da média, em uma área ampla.

Ainda segundo o portal de monitoramento, uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. “A subsidência deixa o ar seco, e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover.”

Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo à superfície, fazendo o ar esquentar mais.

De acordo com a Defesa Civil do Ceará, durante a onda de calor os riscos potenciais das altas temperaturas são a desidratação e insolação, além do aumento do risco de incêndios em áreas de vegetação.

Dentre as recomendações de segurança, estão manter a hidratação, beber bastante água, evitar exposição ao sol nos horários de maior calor e usar protetor solar e roupas leves.

Cariri e Jaguaribana têm picos de 40ºC até quinta, 14

A expectativa da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é que as altas temperaturas tenham picos variando entre 38ºC e 40ºC, principalmente à tarde.

As macrorregiões do Cariri e Jaguaribana deverão seguir como mais propícias às maiores temperaturas do Ceará até a próxima quinta-feira, 14. Em Fortaleza, as máximas são de 33°C. 

De acordo com a Funceme, as temperaturas mais altas neste início de dezembro estão relacionadas à escassez de chuvas, redução da cobertura de nuvens e, por seguinte, maior insolação.

Outro fator é atuação do El Niño no oceano pacífico equatorial que, ao alterar a circulação atmosférica, faz com que haja um maior fluxo de ar de cima para baixo (subsidência), colaborando para aumento do calor na superfície.



(*) INFORMAÇÕES O POVO
Outras Notícias